5 motivos por que os livros sobrevivem à era da computação.

Os livros têm encarado muitos problemas ao longo da história. Muitas obras já foram queimadas por movimentos, além de enfrentar crises contra outras mídia, como o rádio, televisão, e agora a internet.

Apesar de tudo isso, os livros ainda sobrevivem à todas as crises que enfrenta. Veja os 5 motivos que tornam isso possível.

A importância do hábito de ler.

O ideal para entender os motivos de os livros continuarem como uma mídia importante, mesmo com os aparatos tecnológicos atuais, é preciso ter ciência da importância da leitura na vida das pessoas.

É através de registros escritos que a maioria das descobertas são possíveis. Com a escrita aprendemos histórias, hábitos diferentes e culturais, apresentação da realidade, ensino do sentido real de ideias, sonhos, vivências etc.

Diante disso, se pode considerar o ato de ler como uma importante tarefa para a sociedade, porém é essencial ressaltar que, para que isso seja possível, é necessário praticar com eficiência.

A maioria das escolas trabalham com textos literários ou didáticos fornecidos em livros. Porém, em sua maioria as obras são selecionadas de forma burocrática, ou seja, existe uma relação de negócio entre escolas e editora. Mas o essencial é que o hábito de ler livros pode ser transformador para a sociedade.

5 motivos para os livros sobreviverem à era da computação.

 

  1. Os livros abordam diversos assuntos, por isso são as melhores fontes de pesquisa.

O hábito de ler com certa frequência possibilita uma ampliação considerável de conhecimento sobre diferentes tipos de conteúdo, já que abordam desde fatos verdadeiros até algumas histórias de ficção.

Dessa forma o leitor expande sua competência de compreensão e aumenta a capacidade de considerar assuntos diferentes em conversas, textos e redações.

  1. Possibilita que o leitor tenha maior capacidade de crescimento profissional.

O ato da leitura, por fornecer mais conhecimento sobre diferentes assuntos, fornece mais chance de se tornar bem-sucedido com muitas oportunidades de emprego, por exemplo. Isso é percebido até mesmo na postura e no modo de se comunicar, já que você passa a conhecer mais palavras e expressões de um jeito natural.

  1. Melhora a sua memória.

O hábito de ler livros aumenta a sua capacidade de compreensão. Com isso, ao entender a seriedade de algum assunto e o motivo de sua importância, você irá encará-lo mais clareza, o que vai possibilitar o aprimoramento da sua memória.

  1. Aprimoramento da capacidade de aprendizado.

Ler ajuda na hora de realizar suas tarefas pois torna mais fácil a capacidade de aprendizado. Esse é um dos principais motivos que fazem com que os livros sobrevivam aos aparatos tecnológicos.

  1. Os livros podem diminuir o estresse.

Fazer diversas tarefas devido à falta de atenção é algo realmente estressante, já que as atividades fragmentadas são feitas de forma incompleta e inadequada..

Quantos livros o brasileiro costuma ler por ano?

Apesar de que o hábito de ler livros é algo muito importante e existem muitos motivos para os livros continuarem a ter espaço mesmo com os avanços tecnológicos.

No Brasil, um indivíduo ler, em média, apenas quatro livros por ano de acordo com uma pesquisa feita por “Retratos da Leitura no Brasil”.

Isso significa dizer que, na prática, o levantamento informa que apenas metade da população pode ser avaliada leitora. Apesar de que em 2008 foi considerado que houve um aumento no índice 4,7 de livros anualmente, não se considera que tenha acontecido, realmente, um aumento no índice de brasileiros leitores.

Isso se deve por conta que o próprio método de avaliação mudou. Dessa forma, apesar de que o índice continua crescendo, os livros sobrevivem graças a países que possuem maior hábito de leitura. Porém o aumento do resultado da pesquisa mesmo com os aparatos tecnológicos é significativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *