6 livros de Machado de Assis inesquecíveis.

6 livros de Machado de Assis inesquecíveis.

Os livros de machado de Assis são considerados como verdadeiras obras da literatura brasileira. Por isso, conhecer quais são os títulos mais importantes e inesquecíveis.

Conheça 6 livros de machado de Assis para ter na sua estante e conheça sobre o que cada um deles se trata.

Quem foi Machado de Assis?

Antes de conhecer, de fato, alguns dos principais livros de machado de Assis para a literatura brasileira, é importante conhecer quem foi o escritor Machado de Assis.

Conhecido como um dos principais escritores brasileiros, Machado de Assis nasceu em 1839 e veio a falecer no anos de 1908. Suas obras mais conhecidas são romances que foram escritos na fase romântica do autor.

O escritor foi o primeiro presidente da (ABL) Academia Brasileira de Letras. É conhecido por ser autor completo que escreveu romances, poesias, peças de teatro, contos, inúmeras críticas, correspondências e crônicas.

Quais os 6 livros inesquecíveis de Machado de Assis.

  1. Dom Casmurro: O livro Dom Casmurro, além de ser uma obra importante do autor é, também, uma das principais obras da literatura brasileira. Os livros de machado de Assis deram ao autor a fama de um dos mais famosos romancistas brasileiros de todos os tempos.

A obra tem como protagonista os famosos personagens Bentinho e Capitu. Ainda é uma obra altamente discutida.

  1. Memórias Póstumas de Brás Cubas: Essa obra faz parte dos livros de machado de Assis que conquistou mais leitores no país. Foi o livro responsável pelo começo da fase de plenitude desse romancista. Retrata uma história carioca, e uma burguesia rica, que possui ambições de nobreza.
  1. Helena: A obra retrata o intenso amor entre Helena e Estácio, que é impedido por preconceitos e injunções das famílias.
  1. Quincas Borba: O livro possui característica moderna, já que Quincas Borba é considerado um romance moderníssimo.
  1. Ressurreição: A ressureição é um dos livros de machado de Assis mais famosos. A obra foi publicada em 1872, e é muito importante pois se trata do primeiro romance escrito pelo autor. Nele, Machado de Assis rompe com atributos da escola literária, o ideal nacionalista e a evidência na descrição da natureza, por exemplo.
  1. A Mão e a Luva: A obra foi publicada em primeiro momento no formato de folhetim, A Mão e a Luva se tornou um dos principais livros de machado de Assis quando saiu, em 1874, em formato de livro.

Na obra, o escritor apresenta uma de suas tramas mais romântica e conta a história de Guiomar, que é uma moça que possui uma infância pobre e é adotada pela sua madrinha rica.

Qual a importância de Machado de Assis para a cultura brasileira?

O escrito Machado de Assis também foi um dos principais nomes do Realismo brasileiro, pela forma como desenvolveu suas obras, se tornou o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras e um dos autores mais glorificados da literatura.

O autor era carioca e nasceu no Morro do Livramento. Assim como os livros de machado de Assis eram aclamados, ele também atuou como jornalista, dramaturgo poeta, crítico, cronista.

Os livros de machado de Assis veriam entre contos, crônicas, poemas e romances, o que fez com que a sua contribuição para diversos gêneros literários fosse possíveis. No início da sua carreira, fez em textos um pouco mais conservadores, que tinham influencia romântica.

Depois, porém, o Realismo se tornou mais presente nos seus livros. O autor é lembrado como um importante nome do Realismo, além do Romantismo. Os livros de machado de Assis influenciaram diretamente as obras de escritores como Lima Barreto e Olavo Bilac.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *